Referência em oftalmologia

A Córnea é a membrana transparente e protetora do nosso olho.

Juntamente com o cristalino a córnea tem a função de focar a luz que vai dos objetos até a retina como se fosse uma lente fixa.

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila.

Algumas doenças podem afetar a córnea e prejudicar a visão do paciente.

Ceratocone

O Ceratocone é uma doença ocular progressiva que atinge a córnea, provocando afinamento progressivo em sua espessura e resultando no abaulamento anterior da córnea.

No caso do ceratocone a córnea sofre alterações em sua curvatura, se torna irregular e adquire um formato agudo como de um cone.

A alteração na curvatura da córnea causam miopia e astigmatismo, conforme a doença evolui algumas atividades de nosso dia a dia podem ser prejudicadas como: ler um livre, assistir tv, observar detalhes, entre outros.

O tratamento cirúrgico, com transplante penetrante de córnea, é indicado para os casos mais avançados.

 

Tratamentos

O tratamento do ceratocone depende do estágio evolutivo da patologia e deve ser indicado por um médico oftalmologista. Confira abaixo alguns dos possíveis tratamentos:

 

Lentes de Contato

O uso de lentes de contato em pacientes com ceratocone é considerado quando os óculos não possibilitam boa visão. Para astigmatismos maiores ou um pouco mais avançados, lentes de contato rígidas podem ser indicadas, alguns casos apresentam melhora com adaptação de lentes hidrofílicas próprias para ceratocone.

 

Cross Linking

O Cross Linking é um moderno procedimento cirúrgico indicado para conter o Ceratocone. Esse procedimento aumenta a resistência e a estabilidade da córnea, e tem como objetivo estabilizar o desenvolvimento da doença.

O procedimento cirúrgico Cross Linking busca aumentar o número de ligações covalentes, intra e interfibrilares do colágeno da Córnea, aumentando assim a rigidez e resistência da mesma. O tempo da cirurgia é de aproximadamente 1 hora e é realizado com aplicação de colírio anestésico não causando dor durante o procedimento.

 

Anel de Ferrara

Outro tratamento que pode ser indicado a portadores de ceratocone é o implante de Anel Intraestromal ou também chamado, anel de Ferrara. O implante de Anel de Ferrara é um procedimento cirúrgico que busca corrigir as irregularidades e imperfeições da superfície da córnea, geradas pelo Ceratocone.

O procedimento consiste em implantar no estroma corneano, uma órtese transparente de acrílico que é totalmente tolerada pelo organismo.

Alguma outras doença que podem afetar a córnea são:

Distrofias: A córnea pode apresentar alterações da transparência em função de doenças genéticas, chamadas distrofias.

Cicatrizes corneanas: as causas mais comuns são traumas e infecções, que podem provocar até sua perfuração.

Doenças do endotélio: algumas doenças oculares comuns em pessoas idosas podem levar à perda do endotélio (camada interna da córnea) e sua consequente opacificação.

As informações exibidas neste site têm como objetivo a orientação e não pode ser considerada como uma consulta médica. Portanto, se você apresentar algum problema médico marque uma consulta com um de nossos especialistas.

Central de atendimento ( 19 ) 3727-6060