Referência em oftalmologia

Cirurgia Refrativa

A Cirurgia Refrativa é um procedimento que tem como objetivo a correção das ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e da presbiopia.

Este procedimento busca eliminar ou reduzir os problemas visuais e a necessidade constante de utilização de óculos ou lentes de contato.

A Cirurgia por laser é uma das mais importantes contribuições para a oftalmologia nos últimos tempos.

Alguns dados

No mundo vivem cerca de 285 milhões de deficientes visuais, dos quais 39 milhões são cegas e 246 milhões têm baixa visão.

A OMS estima que existam 153 milhões de pessoas com deficiência visual devido a erros de refração não corrigidos no mundo.

O que são erros de refração?

Os erros de refração são distúrbios oculares muito comum em que o olho não pode focalizar a luz que chega à retina, o resultado é uma visão turva, desconforto nos olhos, dificuldade para focalizar objetos, dificuldade para leitura, dores de cabeça e dificuldade para enxergar de perto ou de longe.

Os três erros de refração mais comuns são:

  • Miopia: quando o globo ocular é maior que o normal, sendo a imagem projetada antes da retina e consequentemente reproduzida desfocadamente no cérebro. 
  • Hipermetropia: quando o globo ocular é menor que o normal (eixo antero posterior) e consequentemente a imagem é projetada após a retina.
  • Astigmatismo: quando a Córnea possui irregularidades, fazendo com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um, podendo resultar em visão borrada ou distorcida em todas as distâncias.

Uma quarta condição é a presbiopia, também conhecida como vista cansada, trata-se de uma patologia que afeta a maioria das pessoas e está relacionada à idade. Os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos, devido à perda da elasticidade do cristalino (lente natural do olho). 

Os erros de refração não podem ser evitados, mas podem ser diagnosticados por um exame oftalmológico e tratados com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Fonte: OMS - Organização Mundial da Saúde

Cirurgia LASIK ( Laser Assisted In Situ Keratomileusis )

 A cirurgia refrativa a laser - LASIK é um dos procedimentos mais modernos atualmente indicado para correção dos erros refrativos.

Esse procedimento é extremamente preciso, essa tecnologia esculpe a córnea com objetivo de corrigir o grau e eliminar as dioptrias.

Na cirurgia a laser LASIK podem ser utilizados dois tipos de laser.

  • O Femto Laser, baseado no princípio da fotodisrupção ótica.
  • Excimer Laser baseado no princípio da fotoablação ótica, utilizado com o objetivo de corrigir o defeito ótico.

A cirurgia refrativa - LASIK leva cerca de 10 minutos para ser realizada nos dois olhos, a anestesia local é feita por meio de colírio.

Após 24 horas a visão já deverá ter se recuperado em até 90% , e em dois meses 100% da visão deverá ser recuperada.

OBS   As informações exibidas neste site têm como objetivo a orientação e não pode ser considerada como uma consulta médica. Portanto, se você apresentar algum problema médico marque uma consulta com um de nossos especialistas.

Central de atendimento ( 19 ) 3727-6060