Referência em oftalmologia

Cirurgia de correção do estrabismo

O estrabismo, também conhecido como vesguice ou olho torto, consiste basicamente no desalinhamento dos olhos. É um desequilíbrio na função dos músculos oculares, causando um desalinhamento dos olhos, onde os mesmos não estão voltados exatamente para a mesma direção ao mesmo tempo.

Nosso cérebro controla os movimentos dos músculos extraoculares, possuímos em cada olho seis músculos responsáveis pelo controle dos movimentos dos olhos, estes devem trabalhar em conjunto para que nossa visão esteja em ótimo estado.

O olho desviado pode se endireitar ocasionalmente. Essa doença é uma condição comum entre crianças, mas também pode ocorrer em outra fase da vida.

Geralmente as causas do estrabismo em adultos está relacionada a lesões dos nervos ou disfunções dos músculos, traumatismo cerebral, perda de visão (cegueira), diabetes (estrabismo paralítico - vascular) entre outras.

O tratamento varia de acordo com a causa do estrabismo, podendo envolver o reposicionamento dos músculos do olho, a remoção de uma catarata ou a correção de outros aspectos que provocam o desvio.

Apenas um oftalmologista pode recomendar a terapia adequada.

Tratamento

Há tratamentos diferentes para os diferentes tipos de estrabismo, a melhor opção deve ser indicada por um médico oftalmologista.

Os casos mais leves podem ser tratados com o uso de óculos corretivos, em alguns casos pode se utilizar o tratamento com toxina botulínica e há casos que somente são corrigidos com cirurgia.

A cirurgia do estrabismo é relativamente simples e segura, proporcionando bons resultados, diminuindo ou eliminando o desvio dos olhos.

A cirurgia para estrabismo pode ser feita em adultos e crianças, porém, nos casos de estrabismo constante na infância, a cirurgia é sempre recomendada para evitar que a criança desenvolva um problema de profundidade na visão, conhecida como cegueira estéreo.

As informações exibidas neste site têm como objetivo a orientação e não pode ser considerada como uma consulta médica. Portanto, se você apresentar algum problema médico marque uma consulta com um de nossos especialistas.

Central de atendimento ( 19 ) 3727-6060