Referência em oftalmologia

O QUE É?

Tomografia de coerência óptica – OCT (zeiss ) é um exame de imagem não invasivo que utiliza as ondas de luz para tirar fotografias de secção transversal da retina e córnea, permitindo uma avaliação mais detalhada das camadas.

Através do exame OCT (zeiss ), cada uma das camadas distintas da retina podem ser vistas e analisadas, permitindo ao oftalmologista mapear e mediar a sua espessura com mais precisão.

Estas medições ajudam no diagnóstico de patologias como glaucoma, doenças da retina, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e doença ocular diabética.

 

INDICAÇÃO

O exame de Tomografia de coerência óptica – OCT (zeiss ) é útil no diagnóstico de muitas doenças oculares, incluindo: degeneração de macular, buraco macular, edema macular, glaucoma, retinopatia diabética, membranas pré-retinianas, distrofias retinianas.

Além disso, o OCT é muito utilizado para avaliar doenças do nervo óptico. O exame OCT é útil na determinação de alterações nas fibras do nervo óptico, tais como alterações causadas por glaucoma.

 

INFORMAÇÕES PARA O EXAME

O exame dura em média 20 minutos. O paciente deverá estar acompanhado, devido a dilatação da pupila.