Referência em oftalmologia

O QUE É?

Topografia de córnea é o exame oftalmológico que tem como função mapear a superfície da córnea, permitindo analisar o relevo e curvatura da córnea em toda a sua superfície, desde o centro até a periferia.

Este exame possibilita a elaboração de uma espécie de “mapa em três dimensões” onde o médico oftalmologista pode identificar possíveis irregularidades na espessura, relevo e curvatura da córnea.

 

INDICAÇÃO

O exame de Topografia de córnea é indicado para o acompanhamento ou diagnóstico de doenças na córnea, como o Ceratocone.

Também utilizado para o cálculo da lente intraocular a ser implantada durante a cirurgia de catarata, assim como na adaptação de lente de contato e pré e pós-operatório de cirurgia de transplante de córnea.

Além de ser indicado para diagnóstico de patologias como: degenerações e distrofias de córnea e na avaliação pré-operatória de pacientes com astigmatismo ou miopia candidatos à cirurgia refrativa.

 

INFORMAÇÕES PARA O EXAME

É necessário a presença de um acompanhante, devido a dilatação da pupila. Aos pacientes que utilizam lentes suspender o uso no dia do exame. O exame é indolor e dura em média 15 minutos.

Outras nomenclaturas: Ceratoscopia Computadorizada, Ceratometria Computadorizada ou Topografia Corneana.