O Ceratocone é uma doença ocular progressiva que atinge a córnea, provocando afinamento progressivo em sua espessura e resultando no abaulamento anterior da córnea.
No caso do ceratocone a córnea sofre alterações em sua curvatura, se torna irregular e adquire um formato agudo como de um cone.
Seu aparecimento mais comum ocorre na puberdade, geralmente entre os 13 e os 18 anos de idade, progride por aproximadamente 6 a 8 anos e, após, tende a permanecer estável.
A alteração na curvatura da córnea causam miopia e astigmatismo, conforme a doença evolui algumas atividades de nosso dia a dia podem ser prejudicadas como: ler um livre, assistir tv, observar detalhes, entre outros.
O tratamento cirúrgico, com transplante penetrante de córnea, é indicado para os casos mais avançados.
Causas
As causas do ceratocone ainda não estão totalmente determinadas, mas acredita-se que a doença está associada a predisposição genética.
Além disso, o ceratocone está relacionado a doenças sistêmicas como as síndromes de Down, Turner, Ehlers-Danlos, Marfan, além de atopias, osteogênese imperfeita e prolapso da válvula mitral.
Condições oculares às quais podem estar associadas: ceratoconjuntivite vernal, aniridia, amaurose congênita de Leber e retinose pigmentar.
Sintomas
Os pacientes portadores de ceratocone apresentam um aumento progressivo do astigmatismo e miopia.
Outros sintomas da doença podem ser:
- Borrão ou distorção da visão;
- Diplopia ( Visão dupla);
- Poliopia ( Visão de vários objetos );
- Visão desfocada para perto ou para longe;
- Fotofobia ou grande sensibilidade à luz;
- Freqüentes alterações de prescrição de óculos;
- Incapacidade de usar lentes de contato.
Tratamentos
O tratamento do ceratocone depende do estágio evolutivo da patologia e deve ser indicado por um médico oftalmologista. Confira abaixo alguns dos possíveis tratamentos:
Lentes de Contato
O uso de lentes de contato em pacientes com ceratocone é considerado quando os óculos não possibilitam boa visão. Para astigmatismos maiores ou um pouco mais avançados, lentes de contato rígidas podem ser indicadas, alguns casos apresentam melhora com adaptação de lentes hidrofílicas próprias para ceratocone.
Cross Linking
O Cross Linking é um moderno procedimento cirúrgico indicado para conter o Ceratocone. Esse procedimento aumenta a resistência e a estabilidade da córnea, e tem como objetivo estabilizar o desenvolvimento da doença.
O procedimento cirúrgico Cross Linking busca aumentar o número de ligações covalentes, intra e interfibrilares do colágeno da Córnea, aumentando assim a rigidez e resistência da mesma. O tempo da cirurgia é de aproximadamente 1 hora e é realizado com aplicação de colírio anestésico não causando dor durante o procedimento.
Anel de Ferrara
Outro tratamento que pode ser indicado a portadores de ceratocone é o implante de Anel Intraestromal ou também chamado, anel de Ferrara. O implante de Anel de Ferrara é um procedimento cirúrgico que busca corrigir as irregularidades e imperfeições da superfície da córnea, geradas pelo Ceratocone.
O procedimento consiste em implantar no estroma corneano, uma órtese transparente de acrílico que é totalmente tolerada pelo organismo.
Transplante de Córnea
A Córnea está localiza na parte anterior do olho, tem como objetivo convergir os raios de luz para a retina.
Quando o Ceratocone já está em um nível avançado pode ser indicado ao paciente o transplante de córnea, que consiste na substituição da córnea alterada por uma córnea doadora. Em média, a cirurgia dura de 30 a 40 minutos. A anestesia é, na maioria das vezes, local.
Transplante de Córnea a LASER
Em alguns casos pode ser indicado o laser femtosecond, que permite ao cirurgião realizar cortes de formas variadas na Córnea.
As informações exibidas neste site têm como objetivo a orientação e não pode ser considerada como uma consulta médica. Portanto, se você apresentar algum problema médico marque uma consulta com um de nossos especialistas.
Central de atendimento ( 19 ) 3727-6060